Giusta (2003) conceitua a educação como o processo de formação humana, cujas finalidades podem ser resumidas no preparo do aluno para o exercício da cidadania. Esse cunho formativo, no princípio de sua história, foi posto em xeque pelos educadores e pesquisadores mais conservadores da academia, que questionaram a eficácia cognitiva sem a ação direta do professor no processo de ensino-aprendizagem.Considerando o que você estudou e aprendeu, que elementos e características da EaD podem assegurar sua eficácia no processo cognitivo?
Escolha uma opção:
a. A interatividade proporcionada pelos recursos didáticos interativos postados no AVA garante a confiabilidade e a autenticidade do interlocutor, ou seja, a troca efetiva de mensagens em tempo real assegura que é o aluno quem está interagindo e, consequentemente, estudando, e não outra pessoa em seu lugar.
b. A mobilidade é o segredo do sucesso da EaD. O simples fato de o aluno poder estudar onde quiser, como quiser e quando quiser, garante a eficácia dessa modalidade de ensino que não para de crescer no Brasil e no mundo.
c. O distanciamento entre o professor e o aluno, em que pese o fato de haver perdas no tocante a questões de socialização, é compensado pela riqueza dos conteúdos por ele disponibilizados. Essa abundância de conteúdos faz com que o aluno não precise recorrer a conteúdos complementares.
d. A diversidade de recursos didáticos, a interatividade com a tutoria e a mescla de momentos de estudo síncronos e assíncronos proporcionam maior flexibilidade para o aluno, tanto no que concerne ao gerenciamento de seu tempo quanto à multiplicidade de alternativas de fluxo de aprendizagem, colocando-o como protagonista de seu próprio aprendizado.
e. A principal característica que impulsiona o sucesso da EaD é a facilidade com que o aluno é avaliado, sempre por meio de questionários automatizados, o que agiliza o processo formativo e assegura a qualidade do egresso.