O dogma central da biologia molecular é um princípio fundamental que descreve o fluxo de informações genéticas dentro das células. Conforme mostra a figura a seguir, essa informação, armazenada nos cromossomos, é transferida às células filhas através da replicação do DNA, sendo expressa através da transcrição em mRNA e traduzida subsequentemente em cadeias polipeptídicas. Essas etapas são essenciais para a expressão e funcionamento dos genes em organismos vivos.
Dogma central
Assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre os eventos moleculares envolvidos no dogma central da biologia molecular.
Escolha uma:
a.
Na transcrição, assim como na replicação, ambas as fitas do DNA servem como modelo para a produção de uma cadeia complementar de RNA.
b.
O mecanismo de replicação do DNA é chamado de replicação semiconservativa, pois há conservação das duas fitas de DNA da molécula parental.
c.
A tradução é um processo biológico essencial que ocorre no núcleo das células e envolve a conversão da informação genética armazenada no DNA em moléculas de RNA.
d.
Ao longo de uma duplahélice de DNA, as ligações fosfodiéster de um filamento vão no sentido 3' para 5', enquanto que no filamento complementar seguem no sentido 5' para 3'.
e.
No evento da transcrição, os códons do mRNA são interpretados para a seleção e incorporação de aminoácidos, resultando na síntese de uma cadeia polipeptídica.