Questão 7)
A política macroeconômica envolve a atuação do governo sobre a capacidade produtiva (oferta agregada) e despesas planejadas (demanda agregada), com o objetivo de permitir que a economia opere a pleno emprego, com baixas taxas de inflação e com uma distribuição de renda justa. Os principais instrumentos para atingir tais objetivos são as políticas fiscal, monetária, cambial, comercial e de rendas. A política comercial atua sobre as variáveis relacionadas ao setor externo da economia. Ela diz respeito aos instrumentos de incentivos às exportações e/ou ao estímulo e desestímulo às importações, ou seja, refere-se a estímulos fiscais (crédito-prêmio do ICMS, IPI etc.) e creditícios (taxas de juros subsidiadas) às exportações e ao controle das importações (via tarifas e barreiras quantitativas sobre importações).
VASCONCELLOS, M. A. S.; GARCIA, M. E. Fundamento de Economia. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005 (adaptado).
Considerando os aspectos relacionados à política comercial, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Uma política comercial que altera tarifas de importações e exportações visando a liberalização comercial exemplifica o quanto essas ações podem afetar a vida econômica de um país.
PORQUE
II. Se, por um lado, a liberalização comercial traz competividade a setores ora estagnados na economia, essa mesma abertura comercial, se não devidamente estruturada, traz incertezas com relação ao mercado de trabalho.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
E)
As asserções I e II são proposições falsas.