Os agroquímicos são produtos químicos sintéticos empregados na agropecuária com diversas finalidades de uso. Compreendem adubos químicos ou fertilizantes, produtos veterinários, hormônios sintéticos, agrotóxicos e outros. Dentre os principais insumos químicos utilizados na agricultura têm-se os agrotóxicos, definidos como qualquer substância ou mistura de substâncias químicas ou biológicas empregados com o objetivo de repelir, destruir ou controlar pragas ou regular o crescimento da planta, podendo ser classificados segundo a finalidade como inseticidas, fungicidas, rodenticidas e herbicidas, dentre outros. A exposição é um fator de risco, mas esta não depende da toxicidade, mas, sim, da condição de uso do produto.
Fonte: adaptado de: WAURECK, Ariadne; ROTERS, Diego Fernando; SILVA, Luana Maria Alves. Legislação Agrária, controle integrado e receituário agronômico. Núcleo de Educação a Distância. Florianópolis, 2023.Assinale a alternativa correta com relação ao risco e segurança:
A) A aplicação de produtos fitossanitários não oferece nenhum risco, e a segurança está atrelada ao aplicador.
B) Segurança é a possibilidade de uma substância não causar danos em uma condição específica, e risco é a possibilidade de que uma substância cause dano em uma condição de uso específica.
C) Segurança é a possibilidade de uma substância causar danos em uma condição específica, e risco é a possibilidade de que uma substância não cause dano em uma condição de uso específica.
D) Segurança é a certeza de que uma substância não causa danos em uma condição específica, e risco é a certeza de que uma substância causa danos em uma condição de uso específica.