Na Antiguidade, o trabalho era visto como algo tortuoso e que não deveria ser realizado pelos homens livres e nobres, cabendo as atividades mais difíceis e perigosas aos escravos, e, como a mão de obra era abundante, não havia preocupações com a integridade física deles. Mas já nesse período alguns estudiosos se dedicaram a relatar as péssimas condições de trabalho a que os escravos eram submetidos. Com o tempo, vários médicos passaram a se dedicar à instrução de trabalhadores, a fim de minimizar os problemas por doenças do trabalho. Entretanto, foram necessários muitos conflitos e revoltas para que medidas concretas fossem adotadas, como a criação das primeiras leis trabalhistas.Fonte: adaptado de: A EVOLUÇÃO da Segurança do Trabalho: da antiguidade aos dias atuais. Suprema Luvas. Disponível em: https://supremaluvas.com.br/a-evolucao-da-seguranca-do-trabalho-da-antiguidade-aos-dias-atuais/. Acesso em: 23 abr. 2024.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir sobre os possíveis pontos responsáveis pelo crescimento da preocupação com a saúde do trabalhador:
I. A preocupação com a proteção ambiental, devido à ocorrência de desastres naturais.
II. A globalização, com destaque para a tecnologia, que possibilitou que as atividades laborais se tornassem mais limpas e seguras.
III. A própria manutenção da saúde do trabalhador, que representa a força de trabalho e possui grande importância no cenário econômico e social.
É correto o que se afirma em: