A abordagem teórica Histórico Cultural, possibilita aos alunos surdos, serem reconhecidos como sujeitos que apresentam potencial e possibilidades tanto quanto qualquer sujeito sem comprometimento sensorial. Para que isso ocorra de fato, ele necessitará de relações com o meio que favoreçam esse reconhecimento, assim como mediadores que oportunizem sua interação com o mundo, por meio de uma abordagem metodológica que valorize os meios visuais, a Libras, o contato com a comunidade em que vive e com os seus pares, ou seja, com a comunidade surda.
Nesta abordagem, reconhece-se a importância das práticas educativas por meio da mediação para a aprendizagem e para o desenvolvimento do sujeito. Ela transpassa a barreira do determinismo biológico, e isso abre oportunidades de intervenção e possibilidades efetivas educacionais.
Os sinais em Libras são organizados a partir de um parâmetro próprio, com a combinação do movimento das mãos, em um determinado lugar espacial ou corporal, em frente ao corpo.
Os parâmetros da Libras, são, portanto, organizados da seguinte maneira:
Configuração das Mãos.
Pontos de Articulação.
Orientação.
Movimento.
Expressão Facial e/ou corporal.
Associe cada parâmetro com sua descrição:
( ) Os sinais podem ter uma direção e a inversão desta pode significar ideia de oposição, contrário ou concordância número-pessoal.
( ) é a forma que a mão assume durante a realização de um sinal, elas são feitas pela mão dominante ou pelas duas mãos dependendo do sinal.
( ) é o deslocamento da mão no espaço durante a realização do sinal. Os sinais podem ou não ter movimento na sua execução
( ) é o lugar onde incide a mão predominante configurada, podendo esta tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro.
( ) apresentam duas funções distintas: manifestar emoções (assim como nas línguas orais) e marcar estruturas gramaticais específicas (como orações relativas), servindo para distinguir funções linguísticas.
A sequência correta de associação seria:
Grupo de escolhas da pergunta
3 – 4 – 1 – 2 – 5.
3 – 4 – 1 – 5 – 2.
2 – 1 – 4 – 3 – 5.
1 – 2 – 3 – 5 – 4.
3 – 1 – 4 – 2 – 5.