A indisciplina na sala de aula é fator de preocupação entre os educadores. Portanto, entender suas causas e consequências é tema constante de estudos e reflexões.
VASCONCELLOS, C. dos S. Indisciplina e disciplina escolar: Fundamentos para o trabalho docente. São Paulo: Cortez, 2009. Disponível em: http://www.celsovasconcellos.com.br/Textos/indi.pdfLinks para um site externo.
Leia as afirmativas quanto a (in)disciplina na sala de aula:
I- Indisciplinado é aquele aluno que contesta o professor, que pergunta demais, que quer saber além do conteúdo proposto, e atrapalha o andamento da aula e o raciocínio do professor.
II- O trabalho para solucionar a indisciplina da sala de aula deve ser realizado apenas pelo professor. Ele deve ser mais rígido, ameaçar, baixar notas e aplicar provas “relâmpago” que resolve consideravelmente o problema.
III- Tratar a indisciplina na sala de aula deve ser ação coletiva na escola, traçar metodologias ativas, ouvir e compreender as necessidades dos alunos e aproximar a família do cotidiano escolar.
IV- É fundamental que professores e equipe gestora da escola discutam as causas da indisciplina e aliar estas observações às práticas pedagógicas.
V- Garantir aos alunos espaço para reflexão e discussão de assuntos que envolvem a indisciplina e propor projetos educativos possibilitam que o aluno se identifique com a escola e dê a ela a importância necessária ao seu desenvolvimento.
Analisando as alternativas, é possível afirmar que:
Escolha uma opção:
a.
Apenas as afirmações I, II, III e V são corretas.
b.
Apenas as afirmações IV e V são corretas.
c.
Apenas as afirmações III, IV e V são corretas.
d.
Apenas as afirmações III e IV são corretas.
e.
As afirmações I, II, III, IV e V são corretas.