Download the Guru IA app

Android and iOS

A

Aluno

Língua portuguesa06/13/2024

Leia o poema de Fernando Pessoa: Navegar é preciso Naveg...

Leia o poema de Fernando Pessoa: Navegar é preciso

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: "Navegar é preciso; viver não é preciso."

Quero para mim o espírito desta frase, transformada A forma para a casar com o que eu sou: Viver não É necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso Tenha de ser o meu corpo e a minha alma a lenha desse fogo.

Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso Tenha de a perder como minha.

Cada vez mais assim penso. Cada vez mais ponho Na essência anímica do meu sangue o propósito Impessoal de engrandecer a pátria e contribuir Para a evolução da humanidade.

É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça. Fonte: PESSOA, Fernando. “Navegar é preciso”, [s.d.]. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jp000001.pdf Acesso em: 10 abr. 2024.

 Considerando o termo “preciso” como “necessário”, no contexto do poema, o eu lírico atribui à vida uma dimensão: A) dispensável, reforçando que a vida não tem propósito claro. B) otimista, valorizando a vida como fonte de prazeres e experiências. C) igualitária, observando que todos os indivíduos têm o mesmo valor D) coletivista, exaltando sacrifícios e ações feitas em prol da sociedade. E) inferior, demonstrando sua falta de importância diante dos acontecimentos mundiais

Send your questions through the App
Equipe Meu Guru

Do you prefer an expert tutor to solve your activity?

  • Receive your completed work by the deadline
  • Chat with the tutor.
  • 7-day error guarantee