Leia, a seguir, a citação da escritora Deborah Steiner, do livro “Imagens em mente: estátuas na literatura e pensamento grego arcaico e clássico”, em seguida, responda à questão sobre os padrões estéticos para o escultor Policleto.
“[...] a beleza [...] não está na simetria dos elementos, mas na adequada proporção entre as partes, como, por exemplo, dos dedos uns para com os outros, estes para com a mão, está para com o punho, este para com o antebraço, este para com o braço, e de tudo para com tudo, como está escrito no Cânone de Policleto.”
Descrição: Estátua de figura masculina esculpida em mármore. O homem está em posição frontal e encontra-se nu. Tem os músculos abdominais bem definidos.
Figura 6 – Escultura Cânone de Policleto
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Policleto#/media/Ficheiro:Doryphoros_MAN_Napoli_Inv6011-2.jpg
De acordo com o material estudado em Linguagens e a citação de Deborah Steiner sobre o cânone de Policleto, analise as afirmativas.
I. O padrão estipulado por Policleto era de que a proporção do corpo humano deveria medir sete cabeças e meia de altura.
II. Cânon é o termo usado para se referir à regra ou à medida.
III. Embora os gregos tenham reproduzido o cânone de Policleto em diversas esculturas, eles não aceitavam esse padrão como perfeito.
IV. Os cânones de beleza foram desenvolvidos para se buscar um ideal de beleza baseado na proporção.
Qual(is) está(ão) correta(s)?
a.
Apenas I, II e IV.
b.
Apenas I, II e III.
c.
Apenas II, III e IV.
d.
I, II, III e IV.