A vida universitária é alicerçada em três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Cabe às universidades e faculdades ensinarem e produzirem ciência, estendendo à comunidade os conhecimentos apreendidos pelo ensino e produzidos pela pesquisa. Para que o ciclo produtivo universitário se perpetue, é necessário que novos professores e novos pesquisadores sejam formados. Quando um estudante se matricula em um curso de graduação, recebe mais duas formações além daquela que provavelmente pretendeu obter ao escolher a sua futura profissão. Trata-se da sua formação como pesquisador e como extensionista.
ABREU, Andréa. Planejamento, pesquisa e projeto de pesquisa. Porto Alegre: SAGAH, [20--] (adaptado).
Dado o exposto, considere a situação a seguir.
Sabrina foi aprovada em um processo seletivo para ser aluna de mestrado acadêmico. O processo seletivo contava apenas com uma prova escrita e uma entrevista oral, assim, sua pesquisa no mestrado seria definida diretamente com a orientadora. Na primeira reunião entre orientanda e orientadora, a professora universitária solicitou que Sabrina começasse seu estudo elaborando um projeto de pesquisa, e a aluna questionou o porquê de já não começar diretamente a escrever a pesquisa em si.
Considerando o projeto de pesquisa, a situação apresentada e o que a orientadora pode dizer a Sabrina, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A orientadora pode explicar para Sabrina que o projeto de pesquisa é importante para que elas possam prever como será realizada a pesquisa científica ao longo do mestrado e para entender se ela é viável.
PORQUE
II. É o projeto de pesquisa que apontará os passos da pesquisa e as suas possibilidades de realização em relação à disponibilidade de bibliografia, de recursos e de tempo a ser gasto para sua execução.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C)
As asserções I e II são proposições falsas.
D)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.