Figura 1 – Charge consumo de celular
CHEGOU O NOVO CELULAR DA MODA...
LEGAL! VOCE COMPRAR. PRECISO DE UM NOVO CELULAR!
Fonte: ARIONAURO CARTUNS, 2019.
(ARIONAURO CARTUNS. Charge Consumo celular. 2019 Disponível em: http://www.arionaurocartuns.com.br/2019/01/charge-consumo-celular.html.)
Assumpção (2017) aponta que existem três fatores para diminuir o tempo de vida de produtos e levar as pessoas a consumirem mais:
lançamento de produtos com a mesma funcionalidade, mas com aparência nova, o que torna os anteriores ultrapassados;
impossibilidade/inviabilidade de consertar produtos com defeito;
tecnologia do equipamento ultrapassada, causando lentidão e, às vezes, impossibilidade de uso, como é o caso de alguns eletroeletrônicos.
(ASSUMPÇÃO, Lia. Obsolescência programada, práticas de consumo e design: uma condenação sobre bens de consumo. 228f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-11012018-123754/apr.php.)
Conforme texto acima e analisando seus próprios hábitos de consumo, responda:
- Quais os últimos equipamentos eletrônicos que você comprou? Eles foram comprados para substituir outro que tinha algum defeito de funcionamento ou uma nova tecnologia te atraiu? O que influenciou nessa escolha: preço, qualidade ou marca? Qual foi a destinação dos aparelhos eletrônicos que foram substituídos?