Leia o texto abaixo:
"Força elétrica é a interação de atração ou repulsão gerada entre duas cargas devido a existência de um campo elétrico ao redor delas. A capacidade de uma carga criar forças elétricas foi descoberta e estudada pelo físico francês Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) no final do século XVIII. Por volta de 1780, Coulomb criou a balança de torção e com esse instrumento demonstrou experimentalmente que a intensidade da força elétrica é diretamente proporcional ao valor das cargas elétricas que interagem e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.
Uma importante propriedade da força elétrica é que ela é uma grandeza vetorial, isto é, pode ser escrita por meio dos vetores. Os vetores são retas orientadas que apresentam módulo, direção e sentido. Portanto, nos casos em que dois ou mais vetores de força elétrica não forem paralelos ou opostos, é necessário que se apliquem sobre eles as regras da soma vetorial, a fim de calcularmos a força elétrica resultante sobre um corpo ou partícula.
A lei de Coulomb estabelece que a força elétrica entre duas partículas carregadas é inversamente proporcional ao quadrado da distância existente entre elas. Dessa forma, se duas cargas elétricas encontram-se a uma distância d, e passarem a encontrar-se à metade dessa distância (d/2),a força elétrica entre elas deverá ser aumentada em quatro vezes (4F)."
Considerando a Lei de Coulomb, encontre o módulo da força eletrostática resultante na carga elétrica q = 5,68 µC, colocada entre as cargas q1 =4,44 µC e q2 = 2,13 µC, sendo que a distância entre q e q1 é 2,51 cm e que a distância q e q2 é 6 cm. Considere que as cargas estão no vácuo e escreva sua resposta com duas casas decimais. (Dado: k = 8,99 x 109 N.m²/C².)
repulsao-e-atracao-eletrostatica.jpg