Como há uma diversidade muito grande de campos na ciência, então haverá também um método específico para cada campo científico. No seu sentido etimológico, ciência é sinônimo de conhecimento, mas o conhecimento verdadeiro obtido pelas razões ou pelas causas. Ao contrário do conhecimento vulgar, que se preocupa só com o fato, e não com as causas, o conhecimento científico procura descobrir, demonstrar as causas ou razões dos fatos. Cabe ressaltar que, dada a evolução da ciência, toda e qualquer classificação deve ser tida como provisória. A importância da classificação das ciências é dada pelas seguintes vantagens: mostra a unidade e, ao mesmo tempo, a variedade do conhecimento humano; assinala o domínio próprio de cada ciência; patenteia as relações lógicas que as unem entre si e revelam a ordem em que as ciências devem ser estudadas.
SANTOS, João Almeida; PARRA FILHO, Domingos. Metodologia Científica. São Paulo: Futura, 1998 (adaptado).
Diante disso, considerando as características dos conhecimentos vulgar, científico, filosófico e religioso, assinale a alternativa correta.
A)
O conhecimento vulgar ou popular é objetivo; o científico é superficial; o filosófico é verificável; o religioso é baseado na fé.
B)
O conhecimento vulgar é baseado na empiria; o científico é metódico; o filosófico é valorativo; e o religioso é infalível.
C)
O conhecimento vulgar ou popular é metódico; o científico é empírico; o filosófico é real ou factual; e o religioso é medido pela razão.
D)
O conhecimento vulgar ou popular é crítico; o científico é assistemático; o filosófico é valorativo; o religioso é verificável.
E)
O conhecimento vulgar ou popular é sistemático; o científico é metódico; o filosófico é real; o religioso é falível.