O conceito de operação unitária apareceu em 1915, com o engenheiro químico Arthur Dehon Little, empresário americano e professor universitário do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Segundo o engenheiro, um processo pode ser dividido em uma série de etapas básicas que podem envolver transferência de calor, transferência de massa, transportes de gases, líquidos e sólidos, filtração, destilação, cristalização, evaporação, secagem, armazenamento, entre outras.
MATOS, Simone Pires de. Operações unitárias: fundamentos, transformações e aplicações dos fenômenos físicos e químicos. São Paulo: Érica, 2015, p. 14.
Com base nos estudos sobre classificação das operações unitárias, analise as afirmativas abaixo:
I. Classificar as operações unitárias na indústria de alimentos representa uma organização conceitual e, também, refere-se a uma abordagem essencial para entender a complexidade e a interconexão dos processos envolvidos.
II. A classificação das operações unitárias apenas guia os engenheiros na otimização eficiente dos processos.
III. A classificação das operações unitárias na indústria de alimentos é um exercício intricado que busca organizar a vasta gama de processos envolvidos na transformação de matérias-primas em produtos finais.
IV. A classificação das operações unitárias fornece uma estrutura lógica para otimização e inovação.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.