Vapor saturado a uma pressão relativa de 2,0 bar é usado para aquecer uma corrente de etano. O etano entra em um trocador de calor a 16°C e 1,5 bar (gauge), com uma vazão de 795 m3/min, e é aquecido a pressão constante até 93°C. O vapor condensa e sai do trocador como líquido a 27°C. A entalpia específica do etano na pressão dada é 941 kJ/kg a 16°C e 1073 kJ/kg a 93°C.
(a) Quanta energia (kW) deve ser transferida ao etano para aquecê-lo de 16°C a 93°C?
(b) Admitindo que toda a energia transferida do vapor é usada para aquecer o etano, com que vazão (m3/s) deve ser fornecido vapor ao trocador? Se a suposição não é correta, o valor calculado seria muito alto ou muito baixo?
(c) O trocador deve ser configurado de forma cocorrente ou contracorrente (veja o diagrama abaixo)? Explique. (Dica: Um deles não vai funcionar.)
5) A capacidade calorífica a pressão constante do cianeto de hidrogênio é dada pela expressão
Cp [J/(mol·ºC)] = 35,3 + 0,0291T(ºC)
(a) Escreva uma expressão para a capacidade calorífica a volume constante para o HCN, admitindo comportamento de gás ideal.
(b) Calcule ΔĤ(J/mol) para o processo a pressão constante
HCN(v, 25ºC, 0,80 atm) → HCN(v, 200ºC, 0,80 atm)
(c) Calcule ΔÛ(J/mol) para o processo a volume constante
HCN(v, 25ºC, 50m3/kmol) → HCN(v, 200ºC, 50m3/kmol)
(d) Se o processo da Parte (b) fosse conduzido de forma tal que as pressões inicial e final fossem iguais a 0,80 atm, mas que a pressão variasse durante o aquecimento, o valor de ΔĤ ainda seria aquele que você obteve admitindo pressão constante. Por quê?
6) O gás cloro deve ser aquecido de 120°C e 1 atm até 180°C.
(a) Calcule a entrada de calor (kW) necessária para aquecer uma corrente do gás escoando a 15,0 kmol/s a pressão constante.
(b) Calcule a entrada de calor (kJ) necessária para elevar a temperatura de 15,0 kmol de cloro em um vaso rígido fechado desde 120°C e 1 atm até 180°C. (Sugestão: Avalie ΔÛ diretamente do resultado do último cálculo, de forma que você não tenha que fazer uma outra integração.) Qual é o significado físico da diferença numérica entre os valores calculados nas Partes (a) e (b)?
(c) Para atingir o aquecimento da Parte (b), você na verdade teria que fornecer ao vaso uma quantidade de calor maior do que a calculada. Por quê?