"No senso comum, "sexo" tem sido conhecido como sinônimo de órgãos genitais, ou da relação sexual, ou, ainda, de toda a sexualidade humana. Sexo é, basicamente, a caracterização biológica, hereditária, que diferencia fisicamente o homem e a mulher.
Sexualidade é um termo que surgiu no século XIX, ampliando o conceito de sexo, incorporando a reflexão e o discurso sobre o seu sentido e a sua intencionalidade(...). Pode ser entendida, atualmente, como uma inseparável e fundamental dimensão humana, como a própria vida, englobando sentimentos, relacionamentos, sensualidade, prazer, erotismo, direitos, deveres, sexo, enfim o ser humano em sua plenitude, em sua totalidade". (MELO, Sônia Maria Martins de Educação e sexualidade. 2.ed. rev. Florianópolis: UDESC/CEAD/UAB, 2011. Pág. 28).
Com base no texto fornecido sobre as definições de "sexo" e "sexualidade", avalie as seguintes afirmativas e aponte a alternativa correta.
I. O termo "sexo" no senso comum se refere exclusivamente aos órgãos genitais humanos.
II. A sexualidade engloba diversas dimensões da vida humana, incluindo sentimentos, relacionamentos, prazer, erotismo, direitos e deveres.
III. O termo "sexualidade" surgiu no século XIX, ampliando o conceito de sexo, incorporando a reflexão sobre seu sentido e a sua intencionalidade, tornando-o mais abrangente.
IV. A caracterização biológica que diferencia fisicamente homens e mulheres explicita o conceito de sexualidade.
V. A sexualidade é apenas uma parte da vida humana, separada de outros aspectos da existência.
É correto o que se afirma em:
Opções de pergunta 9:
I e IV, apenas.
I, II, III, IV, apenas;
II e III, apenas;
I, III, IV e V, apenas;
I e II, apenas;