Homem de 45 anos, apresenta há 3 anos dores de forte intensidade, tipo ¨aperto¨, retroesternal, sempre após alimentações, além de sentir o alimento parado em topografia esofágica. É diagnosticado com Esofagopatia Chagásica, enfermidade caracterizada por ondas aperistálticas esofageanas. Os exames radiográficos indicaram esôfago com grande aumento de diâmetro, atividade motora reduzida, hipotonia do esôfago inferior e grande retenção de contraste.
Sobre peristaltismo esofágico, assinale a alternativa correta:
Selecione uma alternativa:
a)
O peristaltismo secundário representa a continuidade da contração faríngea, fenômeno fisiológico, porém o peristaltismo primário é sempre patológico.
b)
O peristaltismo primário representa a continuidade da contração faríngea, fenômeno fisiológico, porém o peristaltismo secundário é sempre patológico.
c)
As contrações peristálticas fisiológicas ocorrem simultaneamente em todos os segmentos do esôfago, garantindo contratilidade sincrônica de todo o órgão.
d)
A onda peristáltica esofágica progride lentamente, fazendo com que o alimento demore algo em torno de 20 minutos para atingir o estômago.
e)
O estímulo para o peristaltismo secundário é a própria distensão pelo alimento remanescente da contração peristáltica primária.