A intervenção psicopedagógica, assim como as dificuldades de aprendizagem, é uma situação na qual o psicopedagogo coloca seus conhecimentos à prova, uma vez que estará inserido em seu campo de atuação, na busca pela resolução dos conflitos de aprendizagem.
Acompanhe a seguir uma situação que a você, enquanto professora de ma turma de 1º ano, idenfificou com uma de suas alunas:
Você, professora de uma turma de 1º ano, percebeu que sua aluna Maria apresentava muita dificuldade em grafar as letras e sílabas simples durante as atividades propostas e resolveu pedir ajuda da Orientadora Pedagógica da escola que é formada em Psicopedagogia. Durante o exercício da profissão nos depararemos com alunos com dificuldades de aprendizagem; logo, é importante o exercício de observação para proceder com adequadas estratégias de ajuda e auxílio a esses alunos. Tenha em mente: a) faixa etária; b) escolaridade; c) fatores internos motivadores de dificuldades de aprendizagem; d) fatores externos motivadores de dificuldades de aprendizagem; e) possibilidade de intervenção psicopedagógica. Maria é uma menina de 7 anos que mora na periferia do bairro onde fica localizada a escola municipal na qual a professora Joana leciona. A aluna sempre chega à escola muito animada, porém seus pais trabalham o dia todo e ela passa o restante do seu dia na companhia de uma irmã que não a auxilia nas tarefas propostas para casa.
Aponte quais atividades podem ser desenvolvidas com Maria para que ela supere as dificuldades iniciais na aquisição da escrita e da leitura.