A surdez pode ser congênita ou adquirida. As principais causas da surdez congênita são hereditariedade, viroses maternas, doenças tóxicas da gestante, ingestão de medicamentos ototóxicos durante a gravidez. É adquirida, também, quando existe uma predisposição genética, quando ocorre meningite, exposição a sons impactantes e viroses. Julgue os itens colocando V para verdadeiro e F para falso.
() A detecção precoce da deficiência auditiva é imprescindível por possibilitar a otimização dos processos terapêuticos e aumentar a probabilidade de se aproveitar ao máximo o potencial de linguagem expressiva e receptiva, de alfabetização, do desempenho acadêmico e do desenvolvimento social e emocional das crianças.
() O diagnóstico da surdez deve ocorrer até os três primeiros meses de vida da criança para assim, se iniciarem intervenções até os seis meses de idade.
() “Quanto menos frequente e mais cedo estiver presente esta sensorialidade surda, mais a realização de seu anseio comunicante dependerá, especialmente, das experiências sensorias e motoras”.
() Uma pessoa é considerada surda, sobre uma perspectiva audiológica, quando possui algum problema estrutural ou sensorial em seu sistema auditivo. Com esta dificuldade a pessoa surda tem alterada a sua capacidade de receber, associar, discriminar e compreender sons, e, como consequência disso, quando esta pessoa começa a aprender a escutar, sua comunicação acústica ou o seu desenvolvimento neste aspecto é limitado, mesmo com o uso de dispositivos especiais ou aparelhos auditivos.
A sequência CORRETA é:
V, V, V, V
F, V, V, F
V, V, F, V
F, F, V, F