O Brasil é um país continental e formado por diferentes microclimas, o que define uma diversidade de vegetação para cada região. Assim, é impossível caracterizar a paisagem natural brasileira como única e padronizada. Torna-se então necessário que os profissionais que lidam com projetos paisagísticos conheçam as características específicas e a formação dos biomas de cada região brasileira. Este conhecimento trará oportunidades de crescimento de repertório paisagístico e poderá garantir que o projeto esteja realmente integrado ao espaço, facilitando a adaptação das espécies e o sucesso da proposta.
Sobre os biomas e as vegetações típicas de cada região do Brasil, pode-se afirmar que
A)
a Floresta Amazônica está presente em uma grande extensão na região norte do país e sua vegetação é composta por árvores de diferentes tamanhos, dispostas de maneira distanciada, com uma formação pouco densa.
B)
o Cerrado, presente na região norte e também no sul do país, se caracteriza pelas grandes extensões de campos com gramíneas e árvores de grande porte e copa larga.
C)
a Caatinga está presente no sertão nordestino, que é caracterizado por um clima semiárido e sua vegetação típica é composta com arbustos de porte médio com galhos retorcidos e secos.
D)
a Costa Litorânea brasileira é formada principalmente por manguezais, sem distinção em toda sua extensão, de norte a sul do país.
E)
a Floresta de Pinhais está presente na região central do país e se caracteriza por árvores de grande porte, tipo palmeiras e coqueiros, que formam maciços que marcam a paisagem.