O Relatório de Observação da Prática Docente é uma das atividades do Estágio Supervisionado IV. O objetivo dessa atividade é oportunizar ao aluno um momento de reflexão sobre a prática observada, em que poderá descrever as ações pedagógicas e retomar detalhes que possam ter passado despercebido na hora da observação, assim, poderá aliar os conhecimentos teóricos e práticos, realizar questionamentos ao professor e desenvolver o senso crítico. Para o seu desenvolvimento, o aluno precisa seguir algumas diretrizes descritas no Manual do Estagiário e nas aulas de orientação.
I. O relatório de observação da prática docente contemplará o relato de todas as atividades teóricas e práticas realizadas no decorrer do Estágio Supervisionado IV, como o fórum e as observações da prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º a 5º ano).
II. Para que o aluno desenvolva o senso crítico, é importante que ao preencher o relatório de observação da prática docente, considere as 16 horas de observações realizadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º a 5º ano), na escola campo de estágio e alie com a teoria aprendida durante todo o curso.
III. A finalidade do relatório de observação está aliada com a proposta de produção textual do curso de Pedagogia da Unicesumar, pois o mesmo deverá ser redigido de forma dissertativa-argumentativa, na primeira pessoa do singular, relatando casos atípicos observados, com a opinião crítica do acadêmico acerca do assunto.
IV. O Relatório de observação da prática docente deverá ser preenchido com base nos seguintes aspectos observados: rotina diária, relação estabelecida entre professor-aluno e aluno-aluno, conteúdo trabalhado, métodos e metodologias utilizados pelo professor, reação dos estudantes frente a apresentação dos conteúdos e estratégias utilizadas pelo docente para desafiar os alunos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
II e IV, apenas.
Alternativa 5:
III e IV, apenas.
Questão 4 de 5