Para Comenius (1997, p. 58), “nossa mente não apreende só as coisas próximas, mas também aproxima de si as distantes (em lugar e tempo), alça-se às mais difíceis, indaga as ocultas, descobre as veladas, esforça-se por investigar também as imperscrutáveis: é algo infinito e sem limite”. João Amós Comenius é considerado o pai da Didática Moderna. Seu pensamento era bastante avançado para a época. Previa que a didática seria um método para ensinar de maneira direta e clara, ou seja, ensinar a verdadeira natureza das coisas. Sobre Comeinus, analise as sentenças a seguir:
I- Enaltecia as formas enfadonhas e tortuosas de ensino e aprendizagem, bem como a especialidade e restrição a determinados saberes e ofícios.
II- Enfatizava a necessidade de se subdividir o processo de ensino em níveis e graus mediante a faixa etária dos estudantes, bem como abordava questões de falta de interesse e motivação por parte dos estudantes.
III- Defendia, por exemplo, o acesso das crianças pobres e das mulheres à escola, algo que não ocorria até então.
IV- Acreditava que os textos escritos utilizados em sala de aula deveriam seguir a língua nativa dos alunos, em vez de latim.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A ) Somente a sentença IV está correta.
B ) Somente a sentença I está correta.
C ) Somente a sentença II está correta.
D ) Somente as sentenças II, III e IV estão corretas.