Baixe o app do Guru IA

Android e iOS

Foto de perfil

Lidiane

pegagogia13/05/2024

[15:11, 5/3/2024] Lidiane Alves: I - No ambiente transdiscip...

[15:11, 5/3/2024] Lidiane Alves: I - No ambiente transdisciplinar da Saúde e da Educação, a Psicopedagogia se orienta fundamentalmente, segundo Golbert (apud BOSSA, 2007), por dois parâmetros: o preventivo e o terapêutico. Na dinâmica preventiva, a educação é o pilar fundamental. É por meio dos processos educativos que o processo de aprendizado deve ser entendido, e tal enfoque não se limita às escolas, ele se espraia pelas famílias, comunidades, instituições etc.

II - Como defende Bossa (2007, p. 19), “a psicopedagogia en… [20:27, 5/3/2024] Lidiane Alves: Analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para VERDADEIRO, ou F para FALSO.

I – Os princípios de Paulo Freire nos fazem pensar sobre as formas sociais e suas ações de opressão no sentido da não adaptação, tentando fazer ver que essas relações se constituem em critérios injustos. Esse processo desnaturaliza nossas percepções em relação às construções sociais, fazendo-nos perceber como a dinâmica sistêmica oculta as formas de dominação da classe dominante. Sendo assim, a produção de nossas identidades passa por um processo de reflexão sobre nossas constituições e relações sociais.

II – A Pedagogia, para Paulo Freire, tem um papel decisivo nesse processo de esclarecimento, transformando o oprimido em sujeito cognoscente e protagonista da transformação de sua própria história. Sendo assim, a Pedagogia se torna um elemento de luta, uma potência para um tipo de transformação social: a libertação dos oprimidos.

III – Os princípios de Paulo Freire apontam a docência como elemento fundamental e destacam vários aspectos importantes para a construção das múltiplas identidades. Esses processos são complexos e combinam elementos que transitam entre as instâncias individuais e coletivas, projetando uma sociedade passível e desejosa de transformação em um sentido democrático, justo e igualitário, no qual a liberdade e a autonomia possam ser experimentadas por todos os indivíduos. E, para tanto, Freire acredita que a educação e os educadores têm papel fundamental e decisivo; logo, suas identidades são forjadas nos processos de reflexão e crítica.

V, V, F.

V, V, V.

F, F, F.

F, F, V.

V, F, F.

Pergunta 3 0,17 Pontos Leia atentamente as informações contidas nas colunas “A” e “B” para, em seguida, assinalar a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS.

Coluna A

  1. Identidade coletiva

  2. Identidade individual

Coluna B

I – Consiste na significação e na percepção que o sujeito tem do seu próprio trabalho e está relacionada com a maneira peculiar como o sujeito interpreta os retornos de suas ações no coletivo.

II – Há modelos sociais considerados válidos, que fornecem elementos de interpretação e que facilitam a incorporação de papéis que, supostamente, respondem ao que é esperado como perfil docente.

III – Há o corporativismo, que garante a construção de um protótipo da população docente e assegura a aceitação e o sentido de pertencimento no contexto em que milita.

IV – O sujeito observa os efeitos de sua ação docente e constrói, em seu imaginário, hipóteses, teorias, elementos de julgamento e valorização para o seu processo de ensinar, sobre a escola, alunos e todos os elementos implicados no autorreconhecimento e, principalmente, na sua diferenciação quanto aos demais professores.

1 – I; 1 – III; 2 – II; 2 – IV.

1 – I; 1 – II; 2 – III; 2 – IV.

1 – III; 1 – IV; 2 – I; 2 – II.

1 – II; 1 – III; 2 – I; 2 – IV.

1 – II; 1 – IV; 2 – I; 2 – III.

Pergunta 4 0,17 Pontos Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos processos de identidade e educação.

A dificuldade que a escola enfrenta na resposta às mudanças sociais que se registram tem conduzido ao que alguns autores designam por crise da escola, inserida naturalmente numa crise mais global que atinge outras estruturas com responsabilidades educativas.

Percebemos que, além da grande dificuldade de se construir uma identidade própria, a identidade enquanto profissional – e da educação –, o ser professor tem uma ligação estreita com a consciência do mundo e suas transformações, que exigem tomadas de decisões e ações rápidas, seguras, lógicas e que promovam o bem-estar próprio e dos outros.

Apesar da mudança do sentido da educação escolar, não emergiram novas identidades do professor, mantendo seus papéis e a identificação do trabalho na escola ainda sob os parâmetros antigos.

As profundas alterações na sociedade atual têm provocado efeitos profundos nas políticas de educação e criado contextos novos de grande complexidade para o trabalho docente, com implicação na (des)motivação dos professores, nomeadamente, no que diz respeito ao seu desempenho profissional.

O ensino é agora a chave para novas formas de aprendizagem, para o incremento de indicadores e níveis de sucesso educativo, para o aumento da receptividade por parte dos alunos, para os novos e flexíveis procedimentos de trabalho, para outra atenção aos problemas de formação e do desenvolvimento profissionais.

Envie suas perguntas pelo App
Google Play
App Store
Equipe Meu Guru

Prefere sua atividade resolvida por um tutor especialista?

  • Receba resolvida até o seu prazo
  • Converse com o tutor pelo chat
  • Garantia de 7 dias contra erros