Download the Guru IA app

Android and iOS

Foto de perfil

Enzo

Português02/17/2025

Deolindo chegou a ter um impeto; ela fé-lo parar só com a aç...

Deolindo chegou a ter um impeto; ela fé-lo parar só com a ação dos olhos. Em seguida disse que, se lhe abrira a porta, é porque contava que era homem de juizo. Contou-lhe então tudo, as saudades que curtira, as propostas do mascate, as suas recusas, até que um dia, sem saber como, amanhecera gostando dele.

  • Pode crer que pensei muito e muito em voce. Sinhá Inácia que lhe diga se não chorei muito… Mas o coração mudou… Mudou… Conto-lhe tudo isto, como se estivesse diante do padre, concluiu sorrindo. Não sorria de escărnio. A expressão das palavras é que era uma mescia de candura e cinismo, de insolencia e simplicidade, que desisto de definir melhor. Crelo até que insoléncia e cinismo são mal aplicados. Genoveva não se defendia de um erro ou de um perjúrio: não se defendia de nada; faltava-lhe o padrão moral das ações. es. O que dizia, em resumo, é que era melhor não ter mudado, dava se bem com a afeição do Deolindo, a prova é que quis fugir com ele; mas, uma vez que o mascate venceu o marujo, a razão era do mascate, e cumpria declará-lo. Que vos parece? O pobre marujo citava o juramento de despedida, como uma obrigação eterna, diante da qual consentira em não fugir e embarcar: "Juro por Deus que està no céu; a luz me falte na hora da morte". Se embarcou, fol porque ela lhe jurou isso. Com essas palavras é que andou, viajou, esperou e tornou; foram elas que lhe deram a força de viver. Juro por Deus que está no céu; a luz me falte na hora da morte…

Pois, sim, Deolindo, era verdade. Quando jurei, era verdade. Tanto era verdade que eu queria fugir com vocé para o sertão. Só Deus sabe se era verdade! Mas vieram outras coisas… Veio este moço e eu comecei a gostar dele… (MACHADO DE ASSIS. Noite de Almirante) Sobre a obra em questão, só NÃO está CORRETO o que se afirma em Genoveva ocupa uma posição secundária, inferior à do homem. B Aironia aparece praticamente durante toda história, inclusive no titulo, pois Deolindo, era apenas um marinheiro. A principal temática è a infidelidade. D Para Genoveva, o juramento havia perdido a validade, pois o tempo passou e seus sentimentos mudaram. O conto estuda a volubilidade do amor no coração de uma cabocla.

Send your questions through the App
Equipe Meu Guru

Do you prefer an expert tutor to solve your activity?

  • Receive your completed work by the deadline
  • Chat with the tutor.
  • 7-day error guarantee