Download the Guru IA app
Android and iOS

Marina
Leia os textos a seguir Texto I "Sou completamente a favor...
Leia os textos a seguir
Texto I
"Sou completamente a favor da flexibilização das relações trabalhistas, pois a velhissima legislação bra-sileira, além de anacrônica, ver comprometendo seriamente a nossa competitividade em nivel global."
Texto II
"É uma falácia dizer que com a eliminação dos direitos trabalhistas se criarão mais empregos. O traba-Ihador brasileiro já é por demais castigado para suportar mais essa provocação."
Os textos acima tratam do mesmo assunto, ou seja, da relação entre patrão e empregado. Os dois se diferen-ciam, porém, pela abordagem temática. O texto II em relação ao texto l apresenta um elemento conjuntivo de:
0) Ironia.
c) Oposição.
b) Semelhança.
Confirmação.
Assinale a afirmativa que não condiz com a última parte da estrutura da dissertação-argumentativa pedida na redação do Enem:
0) Seus argumentos devem ser coerentes e dentro de uma aplicabilidade possível com a problemática sugerida no tema da questão. Assim você demonstra domínio e conhecimento sobre o tema.
b) Não se deve esquecer que se trata de algo no âmbito da ação, portanto, deve conter materialidade. Não pode ser algo meramente valorativo ou subjetivo, mas trazer uma solução possível à questão.
0) A proposta de intervenção deve estar em sintonia com os argumentos anteriormente levantados no texto, pois deve ser uma espécie de coroamento de suas ideias.
d) Não há a necessidade de expor, na proposta de reda-ção, formas concretas de lidar com a temática aborda-da, afinal de contas, o corretor não espera que você seja um especialista na área relacionada com a questão.
A competência 2 da matriz de referência da redação do
Enem indica que o estudante deve construir seus argumentos com base em associações de várias áreas do co-nhecimento. Ele deve ir além dos textos motivadores e trazer uma organização sequencial das ideias. A alternativa abaixo que melhor se relaciona com a competência é:
0) Quanto mais ideias, melhor.
b) Não precisa seguir uma ordem muito exata.
Coesão e coerência podem ser dispensadas.
Filmes, livros e séries podem ajudar nos argumentos.
Em se tratando da redação dissertativa-argumentativa que é exigida no Enem, a competência 1 versa sobre:
a) Domínio das áreas relacionadas à lingua portuguesa, tais como ortografia, pontuação, concordâncias nominal e verbal, regências nominal e verbal, coesão e coerência.
b) Saber redigir um texto dissertativo-argumentativo utilizando primordialmente a norma-padrão sem nenhuma exceção, inclusive em citações:
c) Não é necessária a preocupação com a norma-padrão, já que cada indivíduo tem uma forma de ver e contextualizar o mundo.
d) Demonstrar conhecimento mínimo da língua portu-guesa, assim como da semântica e das variações lin-guísticas.
Quando tratamos da competência 5, precisamente acerca do respeito aos direitos humanos, podemos afirmar
- Os direitos humanos partem de uma experiência cultural variada, portanto, as visões a respeito desse tema são muito contraditórias entre si, não havendo uma posição certa.
II. As questões referentes aos direitos humanos se relacionam diretamente com a dignidade da pessoa, portanto são posicionamentos éticos.
III. Faz-se necessário não alimentar nenhum tipo de argumento ou ideia que sugira discriminação ou preconcei-to, correndo o risco de zerar o texto.
IV. Na proposta de intervenção, o estudante deve propor ações que impactem positivamente no problema ou traga o mínimo de enfrentamento, sempre aliado ao conceito de dignidade que se deve a toda pessoa
humanal
a) 1lle IV.
b) leIV.
d) IMelv
Somente all
Nesta competência, o candidato precisa lançar mão de todo o seu poder argumentativo, apresentando acontecimentos e opiniões sobre o tema proposto de forma consistente e organizada, com argumentos autorais em defesa de seu ponto de vista. As características descritas correspondem à competência:
a)1
b)2
c)3
d)4
Leia os textos a seguir Texto I "Sou completamente a favor da flexibilização das relações trabalhistas, pois a velhissima legislação bra-sileira, além de anacrônica, ver comprometendo seriamente a nossa competitividade em nivel global." Texto II "É uma falácia dizer que com a eliminação dos direitos trabalhistas se criarão mais empregos. O traba-Ihador brasileiro já é por demais castigado para suportar mais essa provocação." Os textos acima tratam do mesmo assunto, ou seja, da relação entre patrão e empregado. Os dois se diferen-ciam, porém, pela abordagem temática. O texto II em relação ao texto l apresenta um elemento conjuntivo de: 0) Ironia. c) Oposição. b) Semelhança. Confirmação. Assinale a afirmativa que não condiz com a última parte da estrutura da dissertação-argumentativa pedida na redação do Enem: 0) Seus argumentos devem ser coerentes e dentro de uma aplicabilidade possível com a problemática sugerida no tema da questão. Assim você demonstra domínio e conhecimento sobre o tema. b) Não se deve esquecer que se trata de algo no âmbito da ação, portanto, deve conter materialidade. Não pode ser algo meramente valorativo ou subjetivo, mas trazer uma solução possível à questão. 0) A proposta de intervenção deve estar em sintonia com os argumentos anteriormente levantados no texto, pois deve ser uma espécie de coroamento de suas ideias. d) Não há a necessidade de expor, na proposta de reda-ção, formas concretas de lidar com a temática aborda-da, afinal de contas, o corretor não espera que você seja um especialista na área relacionada com a questão. A competência 2 da matriz de referência da redação do Enem indica que o estudante deve construir seus argumentos com base em associações de várias áreas do co-nhecimento. Ele deve ir além dos textos motivadores e trazer uma organização sequencial das ideias. A alternativa abaixo que melhor se relaciona com a competência é: 0) Quanto mais ideias, melhor. b) Não precisa seguir uma ordem muito exata. Coesão e coerência podem ser dispensadas. Filmes, livros e séries podem ajudar nos argumentos. Em se tratando da redação dissertativa-argumentativa que é exigida no Enem, a competência 1 versa sobre: a) Domínio das áreas relacionadas à lingua portuguesa, tais como ortografia, pontuação, concordâncias nominal e verbal, regências nominal e verbal, coesão e coerência. b) Saber redigir um texto dissertativo-argumentativo utilizando primordialmente a norma-padrão sem nenhuma exceção, inclusive em citações: c) Não é necessária a preocupação com a norma-padrão, já que cada indivíduo tem uma forma de ver e contextualizar o mundo. d) Demonstrar conhecimento mínimo da língua portu-guesa, assim como da semântica e das variações lin-guísticas. Quando tratamos da competência 5, precisamente acerca do respeito aos direitos humanos, podemos afirmar
- Os direitos humanos partem de uma experiência cultural variada, portanto, as visões a respeito desse tema são muito contraditórias entre si, não havendo uma posição certa. II. As questões referentes aos direitos humanos se relacionam diretamente com a dignidade da pessoa, portanto são posicionamentos éticos. III. Faz-se necessário não alimentar nenhum tipo de argumento ou ideia que sugira discriminação ou preconcei-to, correndo o risco de zerar o texto. IV. Na proposta de intervenção, o estudante deve propor ações que impactem positivamente no problema ou traga o mínimo de enfrentamento, sempre aliado ao conceito de dignidade que se deve a toda pessoa humanal a) 1lle IV. b) leIV. d) IMelv Somente all Nesta competência, o candidato precisa lançar mão de todo o seu poder argumentativo, apresentando acontecimentos e opiniões sobre o tema proposto de forma consistente e organizada, com argumentos autorais em defesa de seu ponto de vista. As características descritas correspondem à competência: a)1 b)2 c)3 d)4