Baixe o app do Guru IA

Android e iOS

Foto de perfil

Lauriana

Português22/08/2024

Os problemas causados pela romantização do trabalho excessiv...

Os problemas causados pela romantização do trabalho excessivo

Texto I

DEVEMOS PARAR DE ROMANTIZAR O ESTRESSE E O TRABALHO EM EXCESSO Diversas vezes vemos filmes com personagens viciados em trabalhar que sempre alcançam o sucesso, também vemos postagens de instagram ou facebook com os dizeres: "Estude, enquanto eles dormem Trabalhe, enquanto eles se divertem. Lute, enquanto eles descansam. Depois viva o que eles sempre sonharam." Essas postagens dão a entender que é quase pecado ter uma atividade de lazer, ir a praia, ver um filme. Será que é esse o caminho?

Adaptado de: LEÃO, Luana. Devemos parar de romantizar o estresse e o trabalho em excesso. Linkedin 2020. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/devemos-parar-de-romantizar-o-estresse-e- trabalho-em-excesso-leão/?originalSubdomain=pt. Acesso em: 17 jan. 2024,

Texto II

Para atender a uma realidade altamente competitiva de um mercado de trabalho turbulento e descontínuo, as organizações cada vez mais estão atentas às características da natureza humana: anseios, aspirações, desejos, sonhos, ambições, entre outras e, com suas exigências organizacionais, buscam ter um trabalhador mais absorvido e integrado. Uma dedicação integral e uma vida quase exclusivamente voltada para a empresa parecem ser a regra de sobrevivência nas organizações modernas e o caminho único de sucesso na carreira gerencial, incentivando potenciais workaholics.

O workaholic (ou "viciado em trabalho") é caracterizado pela compulsão para trabalhar ou pela dependência de trabalho. Nesses casos, o individuo trabalha de forma excessiva ou irracional e, mesmo reconhecendo o excesso, ele não consegue controlar ou reduzir a sua carga de trabalho. Há um padrão "perfeccionista" que apresenta como principais caracteristicas a forte necessidade de estar no controle, a forma rigida e inflexivel de administrar, a busca agressiva de poder para dominar o ambiente e o trabalho, e a preocupação exacerbada com detalhes, regras e relatórios.

Adaptado de: SERVA, Maurício. FERREIRA, Joel Lincoln Oliveira. O fenômeno workaholic na gestão de empresas. Scielo Brasil, 2006. Disponivel em: https://www.scielo.br/j/rap/a/C6ZdZwPfwkbnsNB7LCTZcYp/? lang=pt#. Acesso em: 17 jan. 2024.Texto III

A Sindrome de Burnout ou Sindrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento fisico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. Esta sindrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros.

A síndrome pode resultar em estado de depressão profunda [...]. A Organização Mundial da Saúde esclarece que o Burnout se refere especificamente a um fenômeno diretamente vinculado às relações de trabalho e não pode ser aplicado em outras áreas ou contextos de vida dos indivíduos.

Adaptado de: Instituto Federal de Minas Gerais. Setembro Amarelo: A romantização do excesso de trabalho. IFMG, 2022. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/portal/progep/desenvolvimento-de- pessoas/qualidade-de-vida-no-trabalho/setembro-amarelo-a-romantizacao-do-excesso-de-trabalho.

Acesso em: 17 jan. 2024.

Texto IV

Disponível em: https://clockify.me/pt/workaholism-facts. Acesso em: 17 jan. 2024.Texto V

Se eu não mexer Ninguém vai poder me perceber Cada vez menos humano Cada vez mais essa coisa Se eu não chorar Daqui a pouco ninguém vai lembrar Toda ligação, engano Todo dia a mesma coisa Acorda, trabalha, repete, mantém Deixa pra viver depois Até o que eu amo não mais entretém Meu coração se decompôs

Essa Coisa (Acorda - Trabalha - Repete - Mantém). Fresno, 2021. Disponível em:

https://www.letras.mus.br/fresno/essa-coisa-acorda-trabalha-repete-mantem/. Acesso em: 22 jan. 2023.PROPOSTA DE REDAÇÃO

Proposta de redação

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da lingua portuguesa sobre o tema "Os problemas causados pela romantização do trabalho excessivo", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa do seu ponto de vista.

Instruções para a redação

→ O texto definitivo deve ser escrito no espaço apropriado. Observe a contagem de palavras no canto superior esquerdo e se baseie neste número para nortear a sua escrita. Na Letrus, você pode escrever mais do que 30 linhas; mas lembre-se de que este é o seu limite no ENEM.

→ A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito da correção. Caso reste menos do que 7 linhas autorais, o texto receberá nota zero.

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

Apresentar cópia de sites da Internet;

Tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada "texto insuficiente"; Fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo; Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema.

Envie suas perguntas pelo App
Google Play
App Store
Equipe Meu Guru

Prefere sua atividade resolvida por um tutor especialista?

  • Receba resolvida até o seu prazo
  • Converse com o tutor pelo chat
  • Garantia de 7 dias contra erros