Pensar e compartilhar
- O poema "Canção do exílio", de Gonçalves Dias, pode ser considerado um dos mais conhecidos do Brasil e um dos mais parodiados também. Sua construção relaciona-se à natureza brasileira e à vida do homem no campo.
a) Releia o texto "sobre o I". Faça uma breve pesquisa sobre a biografia de Gonçalves Dias. (Releia também a letra do poema "Canção do exílio")
b) Faça uma pesquisa relacionada aos sentidos da palavra exílio e seus usos.
Durante o período romântico, no século XIX, a estética romântica dominava a literatura brasileira. O Romantismo valorizava a subjetividade, o nacionalismo e a natureza. Assim, muitos poetas buscavam expressar suas emoções e sentimentos em relação ao Brasil e à sua cultura.
c) O poema foi escrito em 1843 e, em 1949, enviou Vinicius de Moraes uma nova letra para a canção. A letra de Vinicius reflete a influência do Romantismo e o lirismo expressivo do "Canção do exílio".
d) O poema de Mario Quintana, também do século XX, faz uma releitura do "Canção do exílio" de Gonçalves Dias. Compare as duas obras e analise como cada um se situa e o seu lugar no tempo.