Questão 20
Leia os textos.
TEXTO I
A dança, poderosa linguagem universal, é um meio de expressão importante desde épocas remotas, assim como a música. Os hebreus e egípcios tinham suas danças sagradas. Entre os gregos e romanos ela era inspirada pelo espírito profano.
Criados em contato íntimo com a natureza, os índios brasileiros são impregnados pelos seus mistérios onde paira o misticismo. As danças indígenas podem ser realizadas por um único indivíduo ou em grupo.
O índio dança para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique [...]
Danças de rituais xamanísticos – centralizadas na figura do xamã, em seus transes místicos e nos poderes mágicos e curativos que lhe são atribuídos.
Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br. Acesso em: 6 abr. 2020 (adaptado).
TEXTO II
Dança. A dança teria sido a mais antiga manifestação. A primeira manifestação grupal de homenagem às forças sobrenaturais. Dançar em círculo é a primeira técnica, a mais universal e contemporânea. Dançam em círculo as crianças e todos os primitivos-contemporâneos. A documentação do Brasil do século XVI referente às danças indígenas mostra a dança circular. Dança para imitar animais e peixes e atraí-los, comemorar pescas e caçadas abundantes ainda são cerimônias dos melanésios, polinésios1, australianos, africanos, etc.
CASCUDO, Luís da Camara. Dicionário do folclore brasileiro. 10. ed.São Paulo: Ediouro, 2005. p. 339 (adaptado).
Glossário
1melanésios e polinésios: povos de ilhas do oceano Pacífico.
Os dois textos apresentam diferença no que se refere
aos aspectos sobrenaturais.
aos motivos dos indígenas para dançar.
ao fato de a dança ser uma manifestação antiga.
ao citar mais de um povo que pratica a dança.
ao fato de haver danças em grupos.