Questão 4)
Texto I
A recepção da mensagem não significa, necessariamente, a sua compreensão. Pode haver falhas de comunicação em qualquer um dos níveis, por exemplo, a mensagem pode ser recebida, mas não compreendida, quando o emissor e o receptor não possuem signos em comum; ou quando a comunicação é restrita, pois poucos são os signos em comum. A comunicação pode ser eficiente quando há uma completa compreensão dos signos emitidos, contudo, não basta que o código seja comum para que se realize uma comunicação satisfatória. Outras variáveis que incidam sobre os outros elementos da comunicação podem atrapalhar o seu sucesso. Alguns problemas podem, por exemplo, ser originados de interferências indesejáveis na transmissão da mensagem; a esse tipo de problema dá-se o nome de ruído. A perturbação da comunicação originária de uma desorganização da mensagem caracteriza aquilo que se entende por entropia, já a repetição indevida de informações durante o processo de comunicação leva o nome de redundância.
TELLES, Luís Fernando Prado. Elementos da comunicação e suas formas de planejamento. Disponível em: https://repositorio.pgsskroton.com.br/bitstream/123456789/1355/1/Artigo%2012.pdf. Acesso em: 02 ago. 2019.
Texto II
Com base no texto I, avalie as afirmações a seguir, referentes à análise dos elementos da comunicação presentes no texto II.
I. Nota-se a ocorrência de um ruído no processo comunicativo, uma vez que o personagem Edibar não compreendeu que era ele próprio responsável por ofertar à mulher a pensão.
II. Os papéis de emissor e de receptor alternam-se no processo comunicativo da tirinha, sendo que o emissor ora é o personagem juiz, ora é o personagem Edibar, fato que também ocorre em relação aos destinatários da mensagem.
III. Pode-se considerar que o código utilizado pelos interlocutores foi em língua portuguesa e predominantemente verbal; o canal de comunicação usado foi a voz.
É correto o que se afirma em
A)
I e II, apenas.
B)
I, II e III.
C)
II e III, apenas.
D)
I, apenas.
E)
I e III, apenas.