Os circuitos amplificadores com realimentação podem ser representados em diagramas, onde descrevem, na verdade, circuitos montados com componentes eletrônicos. Esses componentes podem ser amplificadores operacionais, transistores, JFETs ou outro semicondutor com característica de funcionamento como amplificador. Assim, usando os conceitos básicos sobre realimentação, é possível estudar e tratar os circuitos.
Lembrando que a realimentação-série de tensão é uma das mais utilizadas em circuitos amplificadores, devido ao fato de proporcionar uma alta impedância de entrada e baixa impedância de saída, os circuitos apresentados na figura 2 a seguir possuem esse tipo de realimentação:
Figura 2 – Circuitos de realimentação-série de tensão (a) e (b)
realimentaçao serie
Fonte: elaboradas pelo autor
Comparando os dois circuitos da figura 2, é possível identificar aquele que se encaixa melhor as necessidades. Com base no conceito de realimentação-série de tensão, avalie as asserções a seguir:
I. Os fatores determinantes para a seleção da topologia são as tensões de entrada e saída do amplificador.
PORQUE
II. Uma alta impedância de entrada minimiza a influência do amplificador no circuito gerador do sinal, e uma baixa impedância de saída maximiza a transferência de potência para a carga.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.