A Tríade Funcional da Aprendizagem Humana (Fonseca, 2014) é composta pelas funções cognitivas, funções conativas e as funções executivas. O autor apresenta que a interatividade e a inseparabilidade das funções cognitivas, das funções conativas e das funções executivas é o que permite o desenvolvimento e a permanência da aprendizagem humana.
Fonte: https://cdn.publisher.gn1.link/revistapsicopedagogia.com.br/pdf/v31n96a02.pdf. Acesso em: 2 maio 2024.
A partir da leitura do texto e da figura, analise as afirmativas seguintes:
I. A aprendizagem é um processo complexo e exige a interconexão entre as funções, uma complementando a outra e, concomitantemente, trabalhando juntas para a efetivação da aprendizagem.
II. As funções cognitivas, conativas e executivas estão interconectadas e influenciam umas às outras. Essa interdependência destaca a importância de considerar todas as dimensões para ocorrer o desenvolvimento e a aprendizagem.
III. Um desequilíbrio ou disfunção em uma das funções cognitivas, conativas e executivas, não implica na aprendizagem plena, isto é, a aprendizagem pode ocorrer significativamente mesmo quando uma das funções não está totalmente equilibrada, pois elas não são interdependentes.