Para Vygotsky (1984), o aprendizado está profundamente relacionado com o desenvolvimento. Embora haja um processo de maturação do qual depende o organismo para se desenvolver, é o aprendizado que possibilita o despertar de processos internos de desenvolvimento (OLIVEIRA, 1997). As potencialidades inatas seriam condições capitais para o desenvolvimento do indivíduo, entretanto não seria o bastante, uma vez que essas potencialidades não teriam força motora em relação a esse desenvolvimento (FILHO, 2008).
Esse trecho refere-se ao desenvolvimento humano. De acordo com a teoria histórico-cultural do desenvolvimento, assinale a opção que condiz com essa teoria.
Questão 3Escolha uma opção:
a.
A cognição é a categoria mental que formamos para agrupar objetos, eventos ou situações que compartilham características semelhantes.
b.
Para Vygotsky, a cognição é fruto da interação sociocultural do indivíduo. Então, podemos afirmar que a cognição é o produto das atividades mentais envolvidas no processo de aquisição, retenção e uso do conhecimento, ou seja, pensamento, linguagem e inteligência são processos que formam a nossa cognição.
c.
A cognição é como o nosso comportamento é afetado por situações e por outras pessoas. Essas influências seriam, por exemplo, a importância atribuída a uma figura de autoridade, o fato de ajudarmos ou não um estranho, um grupo que obedece ou não às regras.
d.
A cognição é um processo mental de agrupar pessoas com características comuns em grupos. Muito desse trabalho é automático, espontâneo e ocorre sem que você perceba.
e.
A cognição é a prática da compreensão empática, que consiste em penetrar no mundo subjetivo do outro para saber se nossa compreensão sobre a opinião dele está correta.