Segundo Santana (2007 apud Alves; Frassetto, 2015, p. 218) “[...] a linguagem é o principal mediador das funções cognitivas, e as esferas simbólicas (processos de significação) atuam mesmo na ausência de uma língua melhor organizada. Os surdos têm memória, atenção, percepção, que também são construídas, sobretudo, visualmente. Na ausência de uma língua estruturada, o cérebro dinâmico organiza-se por meio de processos de significação eminentemente visuais, que conferem à cognição uma qualidade particular, um processamento simultâneo e espacial. Entretanto, a ação simbólica da cognição é uma conquista da linguagem".
Fonte: ALVES, E. G.; FRASSETTO, S. S. Libras e o desenvolvimento de pessoas surdas. Aletheia. Canoas/RS: ULBRA, v. 46, jan./abr. 2015.
Considerando o texto supracitado, analise as afirmativas a seguir:
I. O aluno surdo pode apresentar uma sobrecarga cognitiva devido à necessidade constante de memorizar informações quando desviam o olhar e devido a sua dependência de informações visuais.
II. O uso da língua de sinais pode auxiliar o surdo no desenvolvimento da atenção visual, como também discriminação auditiva e na habilidade de manipulação mental.
III. O aluno surdo apresenta maior dificuldade na memória de implícita, por isso a importância de oferecer informações mais concisas, fazendo uso de frases curtas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.