O ácido pirúvico, CH3COCOOH, constante de ionização, Ka, igual a 3,2.103, é formado a partir do metabolismo de carboidratos no organismo e, no músculo, é reduzido a ácido lático, CH3CH(OH)COOH, constante de ionização 1,4.104, durante o esforço realizado por um indivíduo.Considerando-se as informações e os conhecimentos sobre reações químicas e equilíbrios ácido-base, é correto afirmar:
a) O valor da constante de ionização da base conjugada do ácido pirúvico é maior que o da base conjugada do ácido lático.
b) O número de oxidação do carbono 2, na cadeia do ácido pirúvico, é menor que o nox do carbono 2, na cadeia do ácido lático.
c) O íon 2-hidróxi-propanoato é a base conjugada do ácido lático, no equilíbrio químico estabelecido durante a ionização desse ácido
d) A reação química que leva à transformação do ácido pirúvico em ácido lático é de substituição devido à troca da carbonila pela hidroxila.
e) A solução aquosa 0,1molℓ1 do ácido pirúvico tem maior valor de pH que a solução aquosa do ácido lático, de mesma concentração molar.