O etanol é considerado um biocombustível renovável porque é produzido a partir de fontes biológicas, como cana-de-açúcar, milho, beterraba, entre outros, por meio de processos como a fermentação alcoólica. Uma vantagem significativa da produção de etanol se deve ao fato de que, quando usado como combustível, ele emite menor quantidade de gases que provocam o efeito estufa, em comparação com os combustíveis fósseis, como gasolina e diesel.
Elaborado para a Prova Paulista
Fonte: Material Digital - 1ª série do EM – Química – 1º Bimestre - Aula 3 – Processos Produtivos.
Qual das seguintes opções lista ordenadamente as etapas principais envolvidas na produção de etanol a partir da cana-de-açúcar?
Matéria-Prima (cana-de-açúcar) → Processo de produção (moagem da cana) → Bagaço (utilizado combustível e/ou na alimentação animal) → Aquecimento da garapa (produção de melaço) → Fermentação alcoólica (leveduras realizam o processo produzindo o etanol).
Processo de produção (moagem da cana) → Aquecimento da garapa (produção de melaço) → Fermentação alcoólica (leveduras realizam o processo produzindo o etanol) → Matéria-Prima (cana-de-açúcar) → Bagaço (utilizado como combustível e/ou na alimentação animal).
Fermentação alcoólica (leveduras realizam o processo produzindo o etanol) → Matéria-Prima (cana-de-açúcar) → Processo de produção (moagem da cana) → Bagaço (utilizado como combustível e/ou na alimentação animal) → Aquecimento da garapa (produção de melaço).
Aquecimento da garapa (produção de melaço) → Matéria-Prima (cana-de-açúcar) → Fermentação alcoólica (leveduras realizam o processo produzindo o etanol) → Bagaço (utilizado como combustível e/ou na alimentação animal) → Processo de produção (moagem da cana).
Bagaço (utilizado como combustível e/ou na alimentação animal) → Aquecimento da garapa (produção de melaço) → Processo de produção (moagem da cana) → Fermentação alcoólica (leveduras realizam o processo produzindo o etanol) → Matéria-Prima (cana-de-açúcar).