Redes em anel, como o padrão Token-Ring, têm seus nós interligados aos vizinhos formando uma malha fechada e circular, daí o nome 'ANEL'.
Uma das características desse tipo de rede é que o retardo máximo é determinístico, ou seja, é possível precisar o tempo máximo que um quadro levará para chegar até o seu destino na rede.
Essa característica existe porque:
Escolha uma opção:
a. Todos os quadros são encaminhados ao nó central supervisor, que faz o envio diretamente ate o nó de destino, sem depender das demais estações na rede.
b. É uma rede resiliente, em que falhas na interface de algum dos nós não é capaz de paralisar o funcionamento da rede.
c. Para transmitir um quadro, um nó deve possuir um token, que circula continuamente pela rede, dando a seu temporário detentor a permissão para acessar o meio.
d. A rede é composta de um duplo anel, cada um conduzindo os quadros transmitidos em uma direção. Assim, a estação transmissora pode escolher o anel em que está mais próxima do destino, reduzindo o tempo para a transmissão do quadro.
e. Como é sabida a quantidade de nós na rede e o tempo que cada um leva para encaminhar o quadro transmitido, é possível determinar o tempo até que o quadro chegue ao nó de destino.