- Para começar, leia o texto a seguir:
O acolhimento é um modo de operar os processos de trabalho em saúde de forma a atender a todos que procuram os serviços de saúde, ouvindo seus pedidos e assumindo no serviço uma postura capaz de acolher, escutar e dar respostas mais adequadas aos usuários. Implica prestar um atendimento com resolutividade e responsabilização, orientando, quando for o caso, o paciente e a família em relação a outros serviços de saúde para continuidade da assistência estabelecendo articulações com estes serviços para garantir a eficácia desses encaminhamentos. Portanto, iremos explorar essa temática na situação abaixo para melhor compreendermos a importância da classificação de risco no acolhimento dos usuários do SUS. “Uma usuária gestante procurou atendimento em uma unidade de saúde de seu bairro para realizar o pré-natal. Ao chegar, se deparou com mais cinco usuários que chegaram antes dela, sendo eles: uma outra gestante com sangramento, um idoso para exame de rotina, uma mulher para consulta no clínico geral, uma criança especial para fisioterapia e um homem com fortes dores de dente”.
- Considerando seus conhecimentos prévios e pesquisas relacionadas ao acolhimento e à classificação de risco responda:
a) Quais condutas podem ser tomadas pelos profissionais de saúde no acolhimento aos usuários.
b) Explique de que forma deverá ser seguida a ordem do atendimento desses seis usuários de acordo com a classificação de risco e por quê.
c) Ao final do texto, exponha a sua opinião sobre como a classificação de risco pode ser benéfica aos usuários e qual a sua relação com o atendimento humanizado
elabore um pequeno texto, contendo o máximo de 20 a 30 linhas,