Consiste em um quadro eczematoso de natureza desconhecida. Manifesta-se com placas pruriginosas com formato de moeda composta por pápulas e vesículas em uma base inflamatória (WOLFF et al., 2017). Acomete geralmente extremidades, incluindo dorso das mãos, mas pode ser observado em tronco (DU VIVIER, 2014).
Resposta 1
Escolher...
É caracterizado pela formação de vesículas na palma e nas plantas, principalmente nas faces laterais e dorsais dos dedos das mãos e dos pés com prurido e desconforto associado.
Resposta 2
Escolher...
É decorrente da hipertensão venosa que, a longo prazo, leva a uma hipoperfusão tecidual relativa e um estado inflamatório local, com consequente lise celular, levando a um depósito de hemossiderina culminando em um eczema.
Resposta 3
Escolher...
É uma dermatose inflamatória crônica bastante pruriginosa com evolução em surtos (ADDOR; AOKI, 2010; RIVITTI, 2018). Apresenta etiologia multifatorial, que inclui defeitos da barreira cutânea, disfunção imunológica e alterações do microbioma.
Resposta 4
Escolher...
É uma resposta eczematosa ao atrito contínuo e ao ato de coçar em uma área localizada (DU VIVIER, 2014). Manifesta-se com uma placa liquenificada com acentuação dos sulcos, espessamento e hiperpigmentação da pele, associado a prurido intenso, de evolução crônica e progressiva (RIVITTI, 2018).
Resposta 5
Escolher...
Compreende um eczema por irritante primário ou por contato alérgico em área de fralda. O aumento da temperatura associada à umidade local provoca maceração, ficando mais suscetível à irritação pelo contato prolongado por urina e fezes, o que pode ser agravado por uso de sabão e seus derivados, óleos e pomadas irritantes.
Resposta 6
Escolher...
Caracteriza-se por prurido, pele seca, áspera e descamativa que pode mostrar um padrão entrecruzado de rachaduras formando um padrão poligonal, sendo chamado de “pavimentação louca”. Ocorre preferencialmente em pernas, braços, mãos e tronco.
Resposta 7
Escolher...