Para operacionalizar todos os seus princípios, especialmente o da integralidade no cuidado à saúde, o SUS propõe a estratégia de Redes de Atenção em Saúde (RAS). Mendes (MENDES, 2011, p. 18) define RAS como "uma nova forma de organizar o sistema de atenção à saúde em sistemas integrados que permitam responder, com efetividade, eficiência, segurança, qualidade e equidade, às condições de saúde da população brasileira".
Fontes:
FURTADO, M. D.; OLIVEIRA, R. G. Saúde Coletiva. Maringá: UniCesumar, 2019.
MENDES, E. V. As Redes de Atenção à Saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011. 549 p.
Sobre a organização das RAS, analise as afirmativas a seguir:
I. Para ser feita de forma efetiva, eficiente e com qualidade, tem de se estruturar com base nos seguintes fundamentos: economia de escala, disponibilidade de recursos, qualidade e acesso, integração horizontal e vertical, processos de substituição, territórios sanitários e níveis de atenção.
II. A Organização Mundial de Saúde preconiza que os serviços que não dependem do aporte tecnológico são viabilizados pela atenção primária à saúde, e os que exigem mais tecnologia devem ser atendidos pela atenção secundária e terciária.
III. A atenção primária pode resolver em torno de 85% dos problemas de saúde da população, ofertando serviços de alta complexidade, como, por exemplo, as atividades grupais que buscam a promoção e reabilitação da saúde e prevenção de doenças. Os níveis secundário e terciário se constituem pela necessidade de tecnologia, mas não são mais complexos.
IV. São exemplos de Redes de Atenção: Rede Cegonha, Rede de Urgência e Emergência, Rede de Atenção à Saúde Mental.
É correto o que se afirma em