De acordo com Barros (2016) o enfermeiro, no exercício de suas atividades, deve estar habilitado a realizar o exame físico do abdome, pois o conhecimento sobre as alterações de saúde do paciente, bem como a coleta e a interpretação dos achados, é essencial para a obtenção de subsídios necessários à prestação da assistência. Considerando o conhecimento do enfermeiro sobre o exame físico do abdômen, leia atentamente as informações contidas nas colunas “A” e “B” para, em seguida, assinalar a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS entre as informações nessas contidas.
Coluna A
I - O abdome pode apresentar-se: plano e simétrico (em pessoas eutróficas); globoso, com aumento predominante do diâmetro anteroposterior, que pode ter como consequência o acúmulo de tecido gorduroso na parede e na cavidade abdominal (obesidade).
II- Ao comprimir o ponto cístico, solicita--se ao paciente que inspire profundamente. A resposta de dor intensa no ponto pressionado e a interrupção súbita da inspiração.
III- A percussão da linha axilar média sobre a área hepática produz sons timpânicos ao invés de maciços, indicando ar livre na cavidade abdominal por perfuração de víscera oca.
IV- A descompressão brusca pode ser acompanhada de dor intensa e aguda, descrita como lancinante ou em facada, causada pelo rebote das estruturas internas sugestivas de inflamação peritoneal.
Coluna B
1 - Sinal de Blumberg
2 - Sinal de Jobert
3 - Sinal de Murphy
4 - Inspeção
A sequência CORRETA desta associação é
A
I-1; II-3; III-4; IV-2.
B
I-4; II-2; III-1; IV-3
C
I-4; II-3; III-2; IV-1.
D
I-2; II-4; III-1; IV-3.
E
I-3; II-1; III-2; IV-4.