Estudiosos consideram os fundadores da Sociologia pensadores como Saint-Simon, Pierre-Joseph Proudhon (1809-1865), Auguste Comte (1798-1857) e Herbert Spencer (1820-1903). Cada um deles contribuiu com ideias e teorias básicas para o desenvolvimento dessa área do conhecimento.
Sobre os pensadores que colaboraram para a sociologia como uma ciência, avalie as afirmações a seguir:
I. Karl Marx (1818-1883) nasceu em Trier, na Alemanha, filho de classe média, estudou Direito nas Universidades de Bonn e Berlim, e formulou as bases do socialismo moderno a partir de uma crítica radical ao capitalismo.
II. Émile Durkheim (1858-1917) nasceu em Épinal, uma região francesa que fica na fronteira com a Alemanha. A família judia, e o pai rabino, permitiu que pudesse estudar a maior parte do tempo em Paris, onde fez suas primeiras incursões na filosofia. Mas, era através de outra disciplina que seria lembrado.
III. Max Weber (1864-1920) nasceu em Erfurt, na Alemanha, numa família de protestantes e estudou em Heidelberg, Göttingen e Berlim, dedicando-se às áreas de História, Filosofia, Direito e Economia. Ele desenvolveu um amplo diagnóstico do processo de racionalização do mundo moderno.
É correto o que se afirma em: