O magnetismo tem origem no nome Magnésia, região no Oeste da Turquia. Nesta região foi observado fragmentos de minério de ferro magnetizado, o que é considerado como um ímã permanente. Os ímãs ou magnetos podem gerar um campo magnético e interagir com outros materiais magnéticos. Isso é possível porque os campos magnéticos são dipolares, ou seja, possuem dois polos que são denominados de Polo Norte ou Polo Sul ou Polo S, deste modo o planeta possui uma representação de um grande ímã. Diversas atividades se aproveitam dessas características, a exemplo, a topografia que emprega o magnetismo para definir o azimute, rumo, declinação magnética etc.
A cerca da determinação do Azimute, Rumo e a conversão Azimute - Rumo e Rumo - Azimute, analise as afirmativas a seguir:
I. A Definição Magnética é revelada da variação que ocorre ao longo do tempo em função da movimentação do Norte Magnético que pode ser das mais variadas, anos ou séculos.
II. Ativamento permite identificar a nova Definição Magnética, devido-se ao intervalo de tempo juntamente com a sua incidência.
III. No levantamento topográfico a definição do azimute pode ser realizada empregando teodolito com bússola declinatoria.