Seu relato precisará conter:
- CONTEXTUALIZAÇÃO – Explicar a experiência de extensão vivenciada, contextualizando a sua participação, explicando ainda como teoria e os conteúdos dessa disciplina foram aplicados na prática, a partir desta troca com a comunidade local.
- METODOLOGIA – Descrever que métodos foram usados para realizar sua atividade de extensão, isto é, dinâmicas de grupo, entrevistas, questionários, ou algum outro método de levantamento de dados, e explicar o que foi efetivamente executado, incluindo os detalhes de implementação.
- RESULTADOS E DISCUSSÃO - Detalhar os resultados obtidos na atividade realizada, como, por exemplo, os impactos que ela gerou na comunidade envolvida, as facilidades e dificuldades que você enfrentou durante esta experiência e quais descobertas e aprendizagens teve neste processo.
Exemplo:
A relação entre a experiência vivida e o conteúdo estudado foi fundamental para meu desenvolvimento pessoal e profissional ao relacionar a prática com o conteúdo teórico, tive uma compreensão mais profunda e consegui compreender como aplicar na vida real. Tivemos oportunidade de contribuir positivamente para a sociedade ao identificar as necessidades deste público vulnerável.
Realizei duas rodas de conversa com os microempreendedores locais. Na ocasião, consegui perceber que, muitas vezes, eles não tinham lucros porque não sabiam precificar os produtos que vendiam. Entendi, então, a importância deste tipo de competência técnica para que os negócios da comunidade pudessem tornar-se bem-sucedidos.
Realizamos uma agenda de capacitação com os microempreendedores no dia X, com duração de Xh, e tivemos a presença de 19 participantes. 17 deles responderam um questionário que indicou a satisfação com o conteúdo e a atividade realizada. 15 realizaram uma atividade avaliativa, que me permitiu verificar que eles, de fato, aprenderam a precificar os produtos comercializados.
Quando terminamos a capacitação, percebi que esta experiência despertou em mim e nos participantes senso de responsabilidade social e coletiva, dedicando parte do meu tempo de estudo, e, principalmente, que aquilo que aprendi pode fazer a diferença na vida das pessoas.