TEXTO 1:
A hospitalidade é um dos negócios mais antigos, remontando aos estalajadeiros e tabernas dos tempos bíblicos. O turismo, por outro lado, é uma invenção mais recente que começou na Europa, sendo a Suíça um dos primeiros países a desenvolver acomodações e serviços especiais para viajantes. No final de 1800, o conceito de turismo de lazer e hospitalidade se espalhou pela Europa, trazendo bandos de viajantes ricos para a Suíça. Começou com visitantes que buscavam exposição cultural e natural em visitas guiadas nos Alpes suíços, passeios de trem e turismo de bem-estar. Hotéis em estilo de palácio, banhos termais e estações de esqui tornaram-se ícones do turismo de luxo na Suíça. Esta nova geração de hóspedes ricos tinha expectativas mais altas para acomodações confortáveis, serviços convenientes e refeições requintadas. O fenômeno das viagens de lazer deu origem às escolas de gestão hoteleira: a EHL foi fundada como a primeira escola de gestão hoteleira em 1893 em Lausanne e foi pioneira na educação hoteleira desde então.
TEXTO 2:
O turismo envolve deslocamento de pessoas e sua permanência temporária em locais que não são o de sua residência habitual, há uma relação clara entre turismo e hospitalidade. O que diferencia a experiência de um turista de outro, no que se refere à hospitalidade, é a forma como ele é acolhido no destino. A sensação de acolhimento pode ser comparada a que temos na própria casa, ou seja, segurança, conforto e bem-estar de modo geral.
Em outras palavras, o turismo é o movimento de pessoas para diversos fins (sejam negócios ou lazer). É importante compreender os vários grupos e constituintes envolvidos neste movimento. Claro que inclui o turista, mas também a vasta gama de empresas que fornecem bens e serviços para o turista, o governo e a estrutura política de um destino e os moradores locais da própria comunidade de destino. Cada um desses componentes são partes necessárias de um destino turístico de sucesso e operam nos setores público e privado, no ambiente construído e no ambiente natural. Tudo isso se junta para criar os processos, atividades e resultados do turismo.
Com base nestes textos, elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre a forma que um turista pode sentir-se acolhido, abordando como a comunidade local pode ser hospitaleira e como podemos melhorar os atrativos turísticos para que o turista sinta-se bem.