3
Pedagogia
UFVJM
1
Pedagogia
UFVJM
5
Pedagogia
UFVJM
5
Pedagogia
UFVJM
16
Pedagogia
UFVJM
2
Pedagogia
UFVJM
16
Pedagogia
UFVJM
7
Pedagogia
UFVJM
2
Pedagogia
UFVJM
27
Pedagogia
UFVJM
Texto de pré-visualização
FÓRUM 3 PONTOS 1 Assista ao vídeo com imagens do Livro O berço das desigualdades do fotógrafo Sebastião Salgado e o educador Cristóvam Buarque httpswwwyoutubecomwatchveqMzRIYus3E 2 Responda às questões as imagens nos mostram crianças no espaço escolar quais desigualdades são retratadas nas fotografias De que forma o espaço escolar pode ser berço de desigualdades 3 Comente a resposta de 2 colegas FÓRUM 3 PONTOS 1 Assista ao vídeo com imagens do Livro O berço das desigualdades do fotógrafo Sebastião Salgado e o educador Cristóvam Buarque httpswwwyoutubecomwatchveqMzRIYus3E 2 Responda às questões As imagens nos mostram crianças no espaço escolar quais desigualdades são retratadas nas fotografias As imagens do vídeo retratam diversas desigualdades presentes no ambiente escolar e social Primeiramente há uma clara desigualdade de infraestrutura onde algumas crianças estão em escolas bem equipadas sentadas em carteiras adequadas com materiais escolares disponíveis enquanto outras estão em escolas precárias sentadas no chão ou em banquinhos sem acesso a uma estrutura adequada para o aprendizado Além da desigualdade de infraestrutura as imagens também revelam desigualdades sociais e econômicas A cena da menina estudando e cuidando dos irmãos em destaca a necessidade de algumas crianças assumirem responsabilidades adultas desde cedo em contraste com outras que podem se concentrar apenas nos estudos e nas atividades recreativas Isso reflete uma realidade onde a pobreza força as crianças a conciliar tarefas domésticas com o pouco tempo que têm para a educação Essas desigualdades retratadas não apenas impactam o ambiente escolar mas também o desenvolvimento emocional e social das crianças perpetuando ciclos de pobreza e exclusão social As imagens portanto são uma poderosa representação das disparidades que existem dentro e fora do ambiente escolar revelando como fatores econômicos sociais e estruturais contribuem para diferentes experiências de aprendizado e desenvolvimento entre as crianças De que forma o espaço escolar pode ser berço de desigualdades O espaço escolar pode se tornar um berço de desigualdades quando as condições e recursos oferecidos às crianças não são distribuídos de maneira equitativa As desigualdades começam com a infraestrutura das escolas onde instituições localizadas em áreas mais ricas frequentemente possuem salas de aula bem equipadas laboratórios bibliotecas áreas de recreação e acesso a tecnologias Em contraste escolas em regiões menos favorecidas muitas vezes operam em condições precárias com falta de materiais básicos e acesso limitado ou inexistente à tecnologia Essa disparidade cria um ambiente de aprendizado desigual oferecendo maiores oportunidades de desenvolvimento às crianças que frequentam escolas bem equipadas Outro aspecto crítico é a formação e a qualidade dos professores Escolas em áreas mais privilegiadas conseguem atrair profissionais mais qualificados e experientes o que eleva a qualidade do ensino Já em áreas carentes a falta de incentivo baixos salários e condições de trabalho difíceis afastam educadores capacitados resultando em uma educação de menor qualidade para as crianças Além disso as desigualdades no espaço escolar são acentuadas pelo apoio familiar e comunitário Crianças de famílias abastadas geralmente têm uma rede de suporte que valoriza e incentiva a educação incluindo pais que podem auxiliar nos deveres de casa contratar tutores ou financiar atividades extracurriculares Em contrapartida crianças de famílias de baixa renda muitas vezes precisam trabalhar ou cuidar de irmãos o que limita o tempo e a energia que podem dedicar aos estudos Dentro da própria escola as expectativas e o tratamento diferenciado também podem gerar desigualdades Crianças de grupos sociais menos privilegiados como minorias étnicas ou alunos com necessidades especiais podem ser subestimadas ou tratadas de maneira discriminatória afetando negativamente seu desempenho acadêmico e autoestima O currículo e as metodologias de ensino por sua vez podem perpetuar essas desigualdades se não forem inclusivos ou se desconsiderarem as diferentes realidades sociais e culturais dos alunos Um currículo que ignora a diversidade cultural por exemplo pode alienar estudantes de minorias étnicas reforçando a exclusão Destarte a desigualdade digital é uma questão crescente especialmente em tempos de maior dependência de recursos tecnológicos e ensino remoto A falta de acesso à internet e a dispositivos adequados agrava ainda mais a lacuna entre estudantes de diferentes origens socioeconômicas dificultando o acompanhamento das atividades escolares e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro Dessa forma o espaço escolar ao refletir as desigualdades existentes na sociedade pode reproduzilas ou até ampliálas a menos que sejam adotadas políticas e práticas voltadas para a inclusão e equidade 3 Comente a resposta de 2 colegas
3
Pedagogia
UFVJM
1
Pedagogia
UFVJM
5
Pedagogia
UFVJM
5
Pedagogia
UFVJM
16
Pedagogia
UFVJM
2
Pedagogia
UFVJM
16
Pedagogia
UFVJM
7
Pedagogia
UFVJM
2
Pedagogia
UFVJM
27
Pedagogia
UFVJM
Texto de pré-visualização
FÓRUM 3 PONTOS 1 Assista ao vídeo com imagens do Livro O berço das desigualdades do fotógrafo Sebastião Salgado e o educador Cristóvam Buarque httpswwwyoutubecomwatchveqMzRIYus3E 2 Responda às questões as imagens nos mostram crianças no espaço escolar quais desigualdades são retratadas nas fotografias De que forma o espaço escolar pode ser berço de desigualdades 3 Comente a resposta de 2 colegas FÓRUM 3 PONTOS 1 Assista ao vídeo com imagens do Livro O berço das desigualdades do fotógrafo Sebastião Salgado e o educador Cristóvam Buarque httpswwwyoutubecomwatchveqMzRIYus3E 2 Responda às questões As imagens nos mostram crianças no espaço escolar quais desigualdades são retratadas nas fotografias As imagens do vídeo retratam diversas desigualdades presentes no ambiente escolar e social Primeiramente há uma clara desigualdade de infraestrutura onde algumas crianças estão em escolas bem equipadas sentadas em carteiras adequadas com materiais escolares disponíveis enquanto outras estão em escolas precárias sentadas no chão ou em banquinhos sem acesso a uma estrutura adequada para o aprendizado Além da desigualdade de infraestrutura as imagens também revelam desigualdades sociais e econômicas A cena da menina estudando e cuidando dos irmãos em destaca a necessidade de algumas crianças assumirem responsabilidades adultas desde cedo em contraste com outras que podem se concentrar apenas nos estudos e nas atividades recreativas Isso reflete uma realidade onde a pobreza força as crianças a conciliar tarefas domésticas com o pouco tempo que têm para a educação Essas desigualdades retratadas não apenas impactam o ambiente escolar mas também o desenvolvimento emocional e social das crianças perpetuando ciclos de pobreza e exclusão social As imagens portanto são uma poderosa representação das disparidades que existem dentro e fora do ambiente escolar revelando como fatores econômicos sociais e estruturais contribuem para diferentes experiências de aprendizado e desenvolvimento entre as crianças De que forma o espaço escolar pode ser berço de desigualdades O espaço escolar pode se tornar um berço de desigualdades quando as condições e recursos oferecidos às crianças não são distribuídos de maneira equitativa As desigualdades começam com a infraestrutura das escolas onde instituições localizadas em áreas mais ricas frequentemente possuem salas de aula bem equipadas laboratórios bibliotecas áreas de recreação e acesso a tecnologias Em contraste escolas em regiões menos favorecidas muitas vezes operam em condições precárias com falta de materiais básicos e acesso limitado ou inexistente à tecnologia Essa disparidade cria um ambiente de aprendizado desigual oferecendo maiores oportunidades de desenvolvimento às crianças que frequentam escolas bem equipadas Outro aspecto crítico é a formação e a qualidade dos professores Escolas em áreas mais privilegiadas conseguem atrair profissionais mais qualificados e experientes o que eleva a qualidade do ensino Já em áreas carentes a falta de incentivo baixos salários e condições de trabalho difíceis afastam educadores capacitados resultando em uma educação de menor qualidade para as crianças Além disso as desigualdades no espaço escolar são acentuadas pelo apoio familiar e comunitário Crianças de famílias abastadas geralmente têm uma rede de suporte que valoriza e incentiva a educação incluindo pais que podem auxiliar nos deveres de casa contratar tutores ou financiar atividades extracurriculares Em contrapartida crianças de famílias de baixa renda muitas vezes precisam trabalhar ou cuidar de irmãos o que limita o tempo e a energia que podem dedicar aos estudos Dentro da própria escola as expectativas e o tratamento diferenciado também podem gerar desigualdades Crianças de grupos sociais menos privilegiados como minorias étnicas ou alunos com necessidades especiais podem ser subestimadas ou tratadas de maneira discriminatória afetando negativamente seu desempenho acadêmico e autoestima O currículo e as metodologias de ensino por sua vez podem perpetuar essas desigualdades se não forem inclusivos ou se desconsiderarem as diferentes realidades sociais e culturais dos alunos Um currículo que ignora a diversidade cultural por exemplo pode alienar estudantes de minorias étnicas reforçando a exclusão Destarte a desigualdade digital é uma questão crescente especialmente em tempos de maior dependência de recursos tecnológicos e ensino remoto A falta de acesso à internet e a dispositivos adequados agrava ainda mais a lacuna entre estudantes de diferentes origens socioeconômicas dificultando o acompanhamento das atividades escolares e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro Dessa forma o espaço escolar ao refletir as desigualdades existentes na sociedade pode reproduzilas ou até ampliálas a menos que sejam adotadas políticas e práticas voltadas para a inclusão e equidade 3 Comente a resposta de 2 colegas